As tecnologias utilizadas na Copa do Mundo deste ano são capazes de nos surpreender. Quais são as principais novidades?
A Adidas é a patrocinadora da bola deste Mundial, a Telstar 18 é uma referência ao Mundial de 1970. Vale ressaltar que o Brasil foi o time campeão da Copa do Mundo em 1970. Uma bela homenagem, não é mesmo?
A sala de operação de vídeo também merece um destaque especial, a central de comando dos árbitros de vídeo fica situada dentro da Central Internacional de Transmissão, em Moscou. Neste local, quatro pessoas analisam atentamente cada tela que monitora o jogo. Além disso, quatro operadores de replay também ficam nessa sala e cumprem um papel muito importante. Eles cortam e selecionam os ângulos captados pelas câmeras do estádio em cada lance e encaminha essas informações para o árbitro de vídeo. Porém, toda essa tecnologia utilizada na Copa do Mundo, não descarta a necessidade de um árbitro dentro do campo.
Os estádios estão equipados com GLT, essa tecnologia serve para informar se uma bola ultrapassou ou não a linha de fundo entre os postes da baliza. A equipe médica tem ao seu dispor um analista de vídeo para facilitar a comunicação direta (via rádio) com os médicos.
Outro recurso tecnológico utilizado na Copa do Mundo é um sensor que fica embutido em uma espécie de top que os jogadores colocam por baixo da camisa. Esse sensor coleta informações dos jogadores que são úteis para fins estatísticos ou acompanhamento médico.
Os jogos são transmitidos em UHD, tudo isso foi pensado para que os telespectadores tenham acesso às melhores imagens e informações. O que mais podemos esperar da tecnologia?
Continue acessando o nosso site, compartilhe os nossos artigos e conheça os nossos serviços.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!