Ficar sem acesso à internet ou com um sinal instável de Wi-Fi é péssimo, por isso é essencial entender a causa do problema. Caso você ou um técnico tenham passado diversas horas configurando o seu roteador, mas o problema não foi resolvido. Saiba que o problema também pode estar relacionado à fatores externos, ou seja, fontes de interferência podem estar dificultando a passagem do sinal.
1- Aparelhos na mesma frequência: aparelhos que atuam na frequência de 2,4 GHz (mesma frequência da maioria dos roteadores utilizados) atrapalham o sinal Wi-Fi. Vale ressaltar que os aparelhos mais modernos são desenvolvidos para evitar que o sinal escape. Porém, os mais antigos podem não ter esse benefício.
2- O Wi-Fi dos vizinhos: isso pode acabar ocorrendo se ambos estiverem operando na mesma frequência. No entanto, alguns roteadores podem ter suas configurações modificadas para trabalhar em faixas específicas. Se tiver interesse em alterar as configurações do seu roteador dessa forma ou tenha alguma dúvida a respeito desse assunto, entre em contato com o seu provedor de internet.
3- Paredes: alguns materiais utilizados na construção das paredes geram mais interferência que outros. O gesso e concreto, por exemplo, formam barreiras que são difíceis de serem ultrapassadas pelas ondas de rede. Os azulejos também podem dificultar as transmissões, pois causam uma reverberação do sinal wireless. Por essa razão, aconselhamos que fique atento à posição do seu roteador.
4- Espelho: a maioria dos espelhos possuem revestimento de metal na parte traseira, assim, esse objeto acaba interferindo na propagação do sinal. Caso tenha algum espelho na frente do seu roteador, aconselhamos que mude um dos dois de lugar.
5- Pessoas: o nosso corpo também é capaz de barrar o sinal Wi-Fi. De que forma isso acontece? Quando várias pessoas estão presentes no mesmo cômodo da casa, o sinal Wi-Fi se espalha pelo ponto, menos para o local onde ele deveria chegar.
Coloque o roteador em uma superfície elevada (em cima de uma mesa, por exemplo). Além disso, será importante colocar o roteador no centro da casa para que o sinal seja propagado da mesma forma em todos os cômodos. A localização do seu roteador terá forte influência sobre a área de cobertura e intensidade do sinal Wi-Fi.
Agora que você já descobriu quais são as 5 coisas que podem atrapalhar o sinal Wi-Fi, chegou a hora de redobrar os cuidados e a atenção.
Continue acessando o nosso site e confira nossos planos de internet. Caso tenha interesse em algum dos nossos planos de internet ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!
Será um prazer lhe atender!