O provedor de internet possui um papel muito importante, ele é capaz de conectar um computador à internet. Desta forma, os usuários passam a ter acesso a diversos sites, e-mail, redes sociais, entre outros serviços. Porém, como dizem por aí: “Nem tudo são flores”.
Ser um provedor de internet é desafiante, além de ser um grande investimento. Observe atentamente alguns critérios essenciais e importantes para se tornar um provedor de internet e alcançar os resultados esperados:
1- Licenciamento: a licença é adquirida por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa licença é concedida apenas para Pessoa Jurídica.
2- Espaço físico: possuir um espaço físico é essencial. É necessário para rotear cabos, comportar unidades UPS, HVAC e geradores de energia.
3- Acordo de tráfego: uma parceria entre dois ou mais provedores é fundamental para manter a conexão e a confiança no serviço.
4- Linhas: a fibra óptica é a melhor alternativa para adquirir a conexão do provedor upstream com a rede de telecomunicação local.
5- Equipamentos: os computadores, switches e roteadores devem ser de qualidade, pois irão compor o backbone da rede e servirão para manter o excelente desempenho do ISP.
6- Mercado: é preciso ter uma boa visão do mercado, porque o seu investimento estará em jogo. A internet passou a ser uma de nossas necessidades do dia a dia, então é um tipo de investimento que tem tudo para dar certo. Mas é necessário possuir um plano de negócio estabelecido.
Agora que você já sabe como funciona um provedor de internet, escolha um provedor que leva a sério os critérios apresentados acima e se preocupa em oferecer um serviço de qualidade.
Continue acessando o nosso site e conheça os nossos planos de internet. Caso tenha interesse em um dos nossos serviços, entre em contato conosco. Será sempre um prazer lhe atender!