As notícias falsas que circulam pela internet são chamadas de fake news. É uma expressão em inglês, mas se tornou bastante conhecida no mundo inteiro. Não sabemos ao certo a finalidade das pessoas compartilharem notícias falsas, pois os motivos são diversos. Existem indivíduos capazes de criar notícias absurdas, com o intuito de atrair usuários para seus sites e faturar com a publicidade digital. Por outro lado, também existem pessoas que utilizam essa alternativa com o único objetivo de disseminar boatos ou mentiras. Em muitos casos, pessoas de bem, famosos, empresas ou políticos sofrem consequências terríveis devido a disseminação de notícias falsas.
Os autores das famosas fake news são bastante inteligentes e estratégicos. Muitas notícias contém informações falsas, mas também possuem um pouco de verdade. É justamente aí que mora o perigo!
A possibilidade de compartilharmos uma fake news é bem maior do que uma notícia verdadeira.
1- Leia a informação atentamente: podemos cometer o grave erro de compartilharmos informações falsas pelo simples fato de não analisarmos o texto com a devida atenção. Cuidado, duvide de informações que contenham diversas opiniões, que não apresentam fontes e possuem títulos que provocam escândalos ou abalam a sociedade.
2- Pesquise: procure identificar o autor do texto, as fontes, informações de contatos, entres outros dados que ajudam a confirmar a veracidade do que está sendo divulgado. Verifique a URL (endereço do site), pois muitas notícias falsas são divulgadas através de sites que imitam os endereços de veículos de comunicações confiáveis.
3- Confirme se a informação é falsa ou verdadeira: verifique se a notícia foi divulgada em outros sites, jornal, revistas, entre outros meios de comunicação. Desconfie de notícias apelativas!
4- Erros ortográficos: não é comum encontrarmos erros ortográficos em fontes confiáveis. O site apresenta notícias com erros ortográficos e possui um layout estranho? Desconfie!
5- Denuncie: se uma informação falsa for divulgada no Instagram, é possível classificar o conteúdo como spam ou inadequado. Já no Facebook existe a opção de classificar o conteúdo como suspeito. No WhatsApp também existe a possibilidade de denunciar o contato. Além disso, existem agências de checagem de informações especializadas em confirmar ou não determinadas notícias propagadas por meio do WhatsApp, sites, entre outros. O Projeto Comprova, por exemplo, reúne jornalistas de 24 veículos de comunicação para averiguar o que está sendo disseminado nas redes sociais.
Não podemos negar, identificar uma notícia falsa não é fácil. Mas não é impossível evitar compartilhar informações que não foram confirmadas, apenas porque você deseja que seja verdade.
Continue acessando o nosso site, conheça os nossos serviços e confira nossos planos de internet. Caso tenha interesse, entre em contato conosco!
Será um prazer lhe atender!
Existem alguns fatores que podem enfraquecer o seu sinal Wi-Fi e você nem desconfia. Sendo…
Com o passar do tempo, o Wi-Fi se tornou uma necessidade básica. Logo, passou a…
Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas a necessidade de investimentos somado a…
As redes sociais facilitam a conexão entre pessoas que possuem os mesmos interesses, valores e…
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso quem tem 60 anos ou mais de…
A compra on-line já é uma realidade prática na vida das pessoas há muitos anos.…