As empresas têm buscado se tornar cada vez mais competitivas no mercado, fazendo uso de uma internet de qualidade, sistemas on-line, serviços em nuvens e interligados, entre outras alternativas bastante eficazes. Desta forma, pequenas e médias empresas têm alcançado bons resultados e aumentado sua produtividade de forma significativa. No entanto, em meio a essas tecnologias e serviços, alguns riscos de segurança poderão surgir.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e ações essenciais para proteger sua empresa na internet e evitar custos com manutenção de equipamentos e softwares, perda de informações, entre outros problemas.
1- Atualize todos os programas: todos os programas utilizados no computador da sua empresa deverão ser atualizados para a versão mais recente.
2- Antivírus: instale o antivírus em todos os equipamentos, configure e atualize de acordo com as políticas de segurança. Evite deixar os computadores vulneráveis a ataques!
3- Rede Wi-Fi: escolha uma senha forte e conexão com encriptação dos dados. Altere a senha de acesso ao painel de configurações do roteador para reforçar ainda mais a segurança. Além disso, você ainda poderá ativar os filtros por endereço MAC ( Media Access Control). Assim, somente os dispositivos autorizado poderão se conectar em sua rede.
4- Treine seus colaboradores: devido a falta de treinamento, alguns integrantes da sua equipe poderão disponibilizar dados confidenciais ou permitir instalações de vírus e malwares nos computadores por descuido. Evite correr esses riscos, oriente sua equipe!
5- Tenha o backup de todos os dados: realize o backup diário de forma automática e mantenha essas cópias em segurança. O Google Drive, por exemplo, é uma excelente alternativa. É um serviço em nuvem para armazenamento de arquivos que possui backup automático, o resultado é satisfatório.
6- Atenção ao sistema financeiro: somente pessoas de confiança e bem treinadas deverão ter acesso restrito as informações e sistemas financeiros da empresa.
7- Acesso a programas e instalações de softwares: sua equipe deverá ter acesso apenas aos programas que são utilizados para realizar as atividades da sua empresa. Controle esses acessos!
Você ainda não seguiu nenhuma dessas dicas? Que tal começar a fazer isso agora mesmo? Siga todas as dicas e torne sua empresa cada vez mais protegida!
Acesse outros artigos e conheça melhor os nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
Será um prazer lhe atender!
Existem alguns fatores que podem enfraquecer o seu sinal Wi-Fi e você nem desconfia. Sendo…
Com o passar do tempo, o Wi-Fi se tornou uma necessidade básica. Logo, passou a…
Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, mas a necessidade de investimentos somado a…
As redes sociais facilitam a conexão entre pessoas que possuem os mesmos interesses, valores e…
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso quem tem 60 anos ou mais de…
A compra on-line já é uma realidade prática na vida das pessoas há muitos anos.…