O WhatsApp é o serviço de mensagens mais usado no mundo e permite que os usuários enviem mensagens de texto, chamadas de voz, mensagens de voz gravadas, chamadas de vídeo, imagens, documentos e localização do usuário. Além disso, possui em torno de 1 bilhão de usuários em mais de 180 países. Assim, esse serviço ganhou a preferência da maioria das pessoas, visto que ele foi o pioneiro e chegou no momento em que todos mais precisavam dele. Embora outros aplicativos similares tenham surgido com o tempo, as pessoas continuam com o WhatsApp, pois é onde todos os conhecidos estão e por estarem acostumados.
No dia 4 de janeiro, muitos usuários foram pegos de surpresa ao aceitar sem ler as novas regras de privacidade do WhatsApp, o que gerou “burburinho” nas redes sociais. Mas o que será que muda com a nova política do WhatsApp? E por que toda essa polêmica?
O WhatsApp pretendia alterar o método como trata os dados dos usuários a partir do dia 8 de fevereiro, mas devido a muitas manifestações negativas, a nova política de privacidade foi adiada para o dia 15 de maio, que é a data limite para que todos aceitem os termos. Portanto, os usuários deverão aceitar as atualizações para continuar utilizando o app e não existe a opção de recusar e continuar usando-o.
Tudo começou com um anúncio feito pelo Facebook em outubro de 2020, onde foi revelado novidades para as contas comerciais da plataforma, aquelas usadas por empresas, pequenos e médios comerciantes, com o WhatsApp Business automatizando o atendimento via APIs.
O objetivo do Facebook é rentabilizar o WhatsApp, que desde que foi comprado por quase US$ 20 bilhões em 2014, nunca deu lucro. Com a nova política de privacidade, as empresas poderão terceirizar o armazenamento e o gerenciamento de mensagens trocadas com clientes e provedores externos, que podem ser tanto empresas especializadas nisso e também o próprio Facebook. Sendo assim, ao iniciar uma conversa com uma empresa que fizer essa terceirização, algumas garantias do app mudarão.
Uma das garantias afetadas é a criptografia de ponta a ponta. Ela continuará padrão e obrigatória em grupos e conversas com outros usuários, mas deixará de existir nas conversas com contas de negócios que tenham contratado um provedor externo. Afinal, haverá um terceiro lendo, armazenando e gerenciando a interação. Além disso, os dados gerados nessas conversas poderão ser usados pelas empresas contratantes para direcionar anúncios seus em outras plataformas do Facebook, como o Instagram.
As consequências dessa mudança são graves, e justifica o medo e o alvoroço dos usuários em torno disso. Mas a repercussão inicial da nova política de privacidade aconteceu por direcionar anúncios e personalizar a experiência do usuário em outras propriedades do Facebook, Messenger e Instagram. Assim, o Facebook extrai do WhatsApp para aprimorar os algoritmos de suas outras propriedades. A empresa também faz isso na web, extraindo dados de sites que você visita utilizando o Facebook como login, o que ocorre também em aplicativos.
A nova política de privacidade do WhatsApp prevê expressamente a coleta de mais dados, como o nível de carga da bateria, operadora de celular, força do sinal da operadora, e identificadores do Facebook, Messenger e Instagram. Uma novidade é a coleta de dados de localização, mesmo que não utilize o recurso relacionado à localização, eles terão acesso a essa informação. Nenhum desses itens constava na política anterior.
Um dos itens que merece nossa total atenção é a do relacionamento com as empresas, pois é uma nova fonte de dados para refinar ainda mais a segmentação de anúncios no Facebook e Instagram. Abrindo assim uma exceção oficial à criptografia de ponta a ponta, que até então era padrão e obrigatória. Apesar de terem todo acesso aos dados dos usuários, eles garantem que os dados compartilhados são para garantir um melhor atendimento, e que não afeta de maneira nenhuma a privacidade das mensagens trocadas com seus amigos e familiares.
“Queremos esclarecer que a atualização da Política de Privacidade não afeta, de forma alguma, a privacidade das mensagens que você troca com seus amigos e familiares. As mudanças nessa atualização são relacionadas aos recursos comerciais e opcionais do WhatsApp, e fornecem mais transparência sobre como nós coletamos e usamos esses dados.” – Comunicado WhatsApp
As principais mudanças depois dessa atualização são: atendimento ao cliente, descobrir outras empresas e experiência de compras. Desta forma, são direcionadas para um ambiente de oferta e compra de produtos dentro da plataforma. Logo, a principal mudança é no que se diz respeito à interação entre o usuário e contas comerciais, além de anúncios de empresas.
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