Você sabe de que forma os provedores de internet atuam para ampliar sua cobertura e atender o maior número possível de clientes? Por que as distribuidoras de energia acabam retirando os cabos e equipamentos dos provedores de internet dos postes?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tomou uma decisão que acabou preocupando muitos provedores de internet regionais. De acordo com a Resolução Normativa ANEEL nº 797, as distribuidoras de energia podem retirar cabos e equipamentos dos provedores de internet dos postes, desde que identifiquem qualquer irregularidade ou não tenham contratos firmados, classificadas como clandestinas por esta Resolução. No entanto, a norma chama atenção para o fato de que a Coelba deve notificar os provedores de internet e informar qual é o poste e a irregularidade. Além disso, a Coelba também necessita conceder um prazo de até um ano para os provedores de internet que possuem contrato se regularizarem.
Em muitos casos, a Coelba tem tratado provedores regularizados como se fossem clandestinos e não tem sido transparente em relação ao valor do poste praticado para as grandes operadoras (OI, Vivo, Tim, entre outras). É importante provar que o valor cobrado pelo aluguel dos postes para os pequenos provedores é justo, ao se levar em consideração o valor cobrado para os grandes provedores.
O uso dos postes pelos provedores de internet é um assunto que vem sendo discutido e negociado entre as agências reguladoras Anatel e Aneel. Espera-se que a solução venha sempre satisfazer o interesse de todos os envolvidos e contribuir com o bem-estar de toda sociedade. Pois a partir do momento que a distribuidora de energia decide retirar os cabos e equipamentos dos postes de forma arbitrária, vários clientes destes serviços poderão ser prejudicados.
Continue acessando nosso site, confira outros artigos e conheça os nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
Será um prazer lhe atender!