Muitas pessoas passam várias horas do dia jogando ou utilizando a internet, hábito que acabou se transformando em vício em muitos casos. É importante compreender que nem sempre o uso excessivo da Internet caracteriza dependência. Um freelancer, por exemplo, necessita passar várias horas do dia utilizando o computador ou a internet. Porém, existem outras situações que necessitam da nossa atenção!
O psiquiatra Daniel Spritzer, coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT), afirma o seguinte: “A maioria dos jovens jogam de maneira tranquila e controlada. Mas entre os que se tornam dependentes vemos prejuízos importantes, como reprovação na escola, afastamento dos amigos e conflitos com a família”.
O uso excessivo de qualquer coisa pode ser muito prejudicial, se não houver equilíbrio. Como identificar um vício? Observe os seguintes sinais:
1- A pessoa não se comunica com a família ou se comunica rapidamente;
2- Fica constantemente dentro do quarto;
3- Passa várias horas do dia jogando ou utilizando a internet, saindo apenas para ir ao banheiro ou realizar as refeições;
4- Não encara o vício como um problema, mas como uma solução;
5- Joga ou utiliza a internet excessivamente para compensar alguma falta, nervosismo ou ansiedade;
6- Não se socializa;
7- Apresenta variações de humor;
8- Não possui condições de ter uma vida profissional longe dos jogos on-line ou da internet.
Você se enquadra em mais de uma dessas situações ou conhece alguém que apresenta esses sinais? Antes de procurar a ajuda de um profissional, o indivíduo necessita reconhecer o seu problema. O apoio dos amigos e familiares também farão toda diferença!
É de fundamental importância procurar a ajuda de um psicólogo, assim será mais fácil encontrar motivação para adquirir novos hábitos de vida e vencer qualquer tipo de vício.